A felicidade é um dos conceitos cujo significado nos ilude assim que tentamos dar a ele uma definição exata. Todo mundo entende a felicidade à sua maneira. Mas o que é do ponto de vista científico?

Felicidade, em tudo o que queremos dizer com isso, é muito curto. Não podemos apreciá -lo por um longo tempo e passar a maior parte de nossas vidas em busca de novas maneiras de nos fazer felizes. Por que é que?

Professor de Psicologia da Universidade de Queensland William von Hippel e seus colegas estudam a questão da felicidade em termos de evolução. Eles associam felicidade ao sucesso, ao qual nos esforçamos em todas as áreas da vida – em profissão ou criatividade, no amor e na amizade.

E os dados de inúmeras pesquisas realizadas no laboratório de Von Hippel indicam que os períodos de alegria que o sucesso nos são rapidamente substituídos pela insatisfação consigo mesmos e a sede de novas conquistas.

A história da felicidade

William von Hippel está tentando responder à pergunta principal – por que a felicidade não dura muito – em seu livro “Social Lite”. Ele sugere que todos os três milhões de anos atrás começaram.

Então as pessoas se mudaram para espaços

abertos, o que os fez combinar esforços. Tal associação também teve vantagens indiscutíveis. Juntos, as pessoas podiam suportar os ataques de animais selvagens, desastres naturais, poderiam cozinhar alimentos e equipar casas.

Mas, ao mesmo tempo, pertencer à comunidade ainda precisava ser conquistado. E o exílio foi equivalente à morte. O que forçou os antigos a criar novas maneiras de se estabelecer em uma sociedade própria. Incluindo mentiras, manipulações, o direito de forte. E em tais condições, o sucesso dentro do grupo garantiu felicidade e se tornar um pária destinado a ficar infeliz.

Os caçadores que trouxeram presas se tornaram membros honorários da comunidade. Mas se um deles sofreu falha, ele rapidamente perdeu o status privilegiado. Aqueles que procuraram presas repetidamente, consertaram suas posições de liderança.

Daí a demeza da felicidade – para sobreviver, é preciso arriscar repetidamente, dominar os territórios, obter comida, lutar pela sua comunidade.

Published On: November 8th, 2023 / Categories: ! Sem uma coluna /

Subscribe To Receive The Latest News

Curabitur ac leo nunc. Vestibulum et mauris vel ante finibus maximus.

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Add notice about your Privacy Policy here.